Evento

A nossa comissão de honra
Madeira Underwaters

Comissão de Honra

Dr. Miguel Albuquerque

Presidente do Governo Regional da Madeira
Mensagem

É com grande honra e satisfação que a Região Autónoma da Madeira recebe de 4 a 9 de Outubro de 2021, no Porto Santo, o 18º Campeonato do Mundo de Fotografia Subaquática e, simultaneamente, o 4º Campeonato do Mundo de Vídeo Subaquático.

Honra e satisfação, não só por se tratarem de eventos inéditos no nosso país, mas também por esta organização corresponder, estou certo, ao reconhecimento de um conjunto de esforços pioneiros encetados pela Região desde o início da década de 70 do século XX.

Reporto-me à criação da Reserva das Ilhas Selvagens, acompanhada, também, na altura, pelo processo de vanguarda de criação do Parque Natural da Madeira.

Um passo pioneiro na preservação e manutenção do nosso património natural e da sua biodiversidade e percursor das áreas marinhas protegidas das Desertas, Garajau e Porto Santo.

Todas elas, – Selvagens, Desertas, Garajau e Porto Santo – são hoje inequivocamente áreas marinhas emblemáticas, conforme comprova o fotógrafo e cineasta subaquático, Nuno Sá, na série televisiva de 2019, ‘Mar a Última Fronteira’.

A Região Autónoma da Madeira é hoje das regiões do mundo com mais áreas protegidas – mais de 80% do território marítimo até às 12 milhas, bem como 65% do território terrestre tem algum tipo de proteção.

Factos que devem ser assumidos, sem preconceitos, sobretudo quando integrados em políticas do mar claramente definidas, estrategicamente delineadas e executadas no tempo, como são exemplo os afundamentos de duas corvetas, uma no Porto Santo e outra na Madeira em 2016 e 2018, respetivamente, tendo por objetivo a criação de recifes artificiais para atividades de mergulho lúdico.

Tenho a certeza de que a Associação de Natação da Madeira, a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, a Confederação Mundial Subaquática e o Pedro Vasconcelos, impulsionador da iniciativa, a quem dirijo um especial agradecimento pelo seu arrojo e persistência, serão ótimos anfitriões e proporcionarão as melhores lembranças a todos os envolvidos nas competições.

Aos participantes, em meu nome e do Governo da Região Autónoma da Madeira, endereço-vos uma palavra de boas-vindas, com votos que se tornem embaixadores ativos do maravilhoso mundo subaquático em torno das nossas Ilhas e da hospitalidade das nossas gentes.

Desejo a todos muito sucesso na competição.

Miguel Albuquerque

Dr. João Paulo Rebelo

Secretário de Estado Juventude e Desporto
Mensagem
É com satisfação que saúdo a realização deste Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático em Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira.

Estes eventos reforçam a identidade de uma região, são um estímulo para o envolvimento na prática desportiva e para o desenvolvimento do turismo.

Estou certo da importância do papel que as autarquias desempenham no desenvolvimento do Desporto e é com eventos desta grandeza, organizados com as federações desportivas que cumprimos esse desígnio.

Confiamos que a Federação Portuguesa de Atividade Subaquáticas e a Associação de Natação da Madeira e o Município de Porto Santo saberão organizar com rigor, determinação e sucesso este Campeonato do mundo.

Gostaria igualmente de dar as boas vindas aos atletas e às seleções nacionais que nos visitam, bem como a todas as suas comitivas, desejando que a sua estadia em Porto Santo seja uma oportunidade de interação com as nossas gentes, a nossa cultura e em particular na região Autónoma da Madeira.

São eventos desta natureza que dignificam o Desporto em Portugal e têm da parte do Governo não só o apoio, mas o maior sentido de reconhecimento às diversas entidades, que se envolvem, que organizam ou que neles participam por via do voluntariado.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto,
João Paulo Rebelo

Dr. Teófilo Cunha

Secretário Regional de Mar e Pescas
Mensagem
Quando a imagem vale mais do que mil palavras

A frase do filósofo chinês Confúcio “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, qualifica, na perfeição, a importância do Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático para a imagem externa do Porto Santo.

Se a palavra dá beleza poética a um lugar, a imagem, só por si, é a precisão dos detalhes captados.

É deste ângulo de visão, observado a partir da simplicidade e entusiasmo de quem, como eu, mergulha e se delicia com a beleza dos nossos fundos marinhos, que me congratulo com a realização deste evento no Porto Santo, numa parceria entre o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Mar e Pescas, e a Associação de Natação da Madeira.

Teófilo Cunha

Idalino Vasconcelos

Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo
Mensagem
“É uma enorme honra estar presente nesta comissão e fico grato, em nome da Câmara Municipal do Porto Santo, pela realização deste campeonato do mundo de fotografia e vídeo subaquático, neste território, recentemente distinguido com uma Reserva da Biosfera da Unesco, no final de 2020. Este campeonato, vem colocar a ilha do Porto Santo, com 600 anos de história, como um destino ideal para eventos desportivos e grandes eventos internacionais.

Este será um dos meus últimos atos oficiais pelo que felicito a organização e desejo os maiores sucessos a todos. Bem hajam a todos.”

Idalino Vasconcelos

Paulo Falé

José Luís Guerreiro Cardoso

Capitão do Porto do Funchal
Mensagem