Locais de Mergulho

Madeira Underwater

Locais de Mergulho

Zonas de Competição

Fotografia e Vídeo

Locais Oficiais de Mergulho
1. Corveta Gen. Pereira D’Eça, o “CORDECA”

O navio de guerra português, a corveta General Pereira D’Éça, indicativo de chamada “CORDECA”, foi do total de seis corvetas, uma de três construídas em 1969/70 pela Blohm + Voss, Alemanha. Ela media 83m de comprimento, 10,3m de largura, 20,3m de mastro e pesava até 1.400 toneladas, com dois motores a diesel de 9.280 HP, velocidade máxima de 24kts, velocidade de cruzeiro de 14kts e tripulação de 93. Descomissionada em 2006, foi decidido em 2015 fazer uma pré-limpeza de acordo com padrões de segurança ambiental em Lisboa e finalmente no Porto Santo. No dia 13 de julho de 2016 foi afundada como o segundo recife artificial do Porto Santo. Ela fica a 1,6 km da costa e a uma profundidade de 30m.

2. Pedra do Ginja

O local de mergulho, anteriormente denominado “Pedra do J”, foi renomeado para “GINJA” em homenagem a uma garoupa residente. O peixe é muito simpático e intrometido e costuma vir ao encontro dos mergulhadores. Ele gosta de nadar entre eles e frequentemente os acompanhará durante todo o mergulho. O local consiste em um aglomerado de colunas de basalto, rochas e pedregulhos, cercado por areias brancas. O ponto de entrada tem cerca de 17m e as profundidades máximas chegam aos 21m, sendo muitas vezes mergulhado em mergulhos duplos como segundo mergulho após os nossos naufrágios ou mergulhos profundos. Muitas vezes, pode ser encontrada uma grande arraia aninhada na areia entre as rochas no início do mergulho, e as enguias de jardim erguem a cabeça – até verem os mergulhadores a chegar! Douradas bicoladas, sargos zebrados, donzelas atlânticas e canárias são uma característica deste mergulho, além das belas formações rochosas. Ocasionalmente, uma moreia ou lagosta também pode ser vista espiando.

3. Cabeço do Poio

O spot de mergulho situa-se no extremo sudoeste do Ilhéu de Cima com uma profundidade máxima de 20m sobre rochas e rochedos, pelo que é adequado para iniciantes. É frequentemente o segundo mergulho após um mergulho profundo / naufrágio e por vezes combinado com a “Gruta”, a gruta. A vida marinha perto da ilhota dentro da área marinha protegida é abundante e um aumento recente de anêmonas foi observado. No meio da maré, a corrente pode ser forte.

4. CAIC

Nossa bóia de amarração está a 10m de profundidade. É um local de mergulho ideal para Discover Scuba Divers, iniciantes, check mergulhos e snorkel. Este local, como a maioria dos nossos locais, está dentro de uma reserva marinha protegida com uma abundante vida de peixes ao longo da borda sul do Ilhéu de Cima, que cai direto no mar sem praias.

Sendo o nosso spot de mergulho mais frequentado, os peixes estão muito habituados aos mergulhadores e costumam acompanhar-nos durante todo o mergulho. Espere ver douradas, peixes-papagaio, douradas, caranguejos-aranha, a moreia ou polvo ocasionais e peixes-porco. Um mergulho muito relaxante. Um mergulho raso.

Locais de Reserva de Mergulho
5. PAIC – Porto de Abrigo do Ilhéu de Cima

O nome deriva do abrigo que o litoral norte do Ilhéu de Cima, o Ilhéu Superior, oferecia durante os ventos de sul. Vida marinha abundante: macacos, sargos, brejos, raias e salemas. Graças às profundidades variáveis, é adequado para todos os níveis de experiência e geralmente é um mergulho à deriva ao longo do lado nordeste da ilhota.

6. Escadinhas

O local de mergulho é ao longo da costa N-E do Ilheu de Cima e mergulha principalmente durante os ventos menos frequentes do sul, pois é mais protegido. Faça uma descida livre antes de derrapar ao longo da borda íngreme, chegando a um máximo de 33m em direção ao final ao longo da parede íngreme e sobre rochas e afloramentos. A corrente pode ser bastante forte durante as marés vazantes próximas à lua cheia e à lua nova. Há uma grande quantidade de peixes neste local: garoupas, douradas, a ocasional moreia, barracudas e macacos certamente serão vistos.